quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Lenda da criação da noite- Brasil


Nas aldeias de todo o mundo, na terra dos índios, era sempre dia. Não havia noite, estava sempre claro. Os homens não paravam de caçar, nem as mulheres de limpar, tecer e cozinhar. O sol ia do este ao oeste e depois refazia o caminho, ia do oeste ao este, seguindo assim.

Mas teve um dia que o caso mudou. Quando Tupã, aquele que controlava tudo, havia saído para caçar, um homem muito curioso tocou no frágil Sol para saber como funcionava. Então o Sol que dava luz e calor apagou-se e quebrou-se em mil pedacinhos. Então as trevas reinaram na aldeia.

Tupã não se conformava com tal atitude do homem e transformou-o num novo animal que tinha as mão douradas como o Sol e brilhava. E deu-se o nome àquele bicho de macaquinho-de-mãos-d'ouro. Tupã então tratou de refazer o Sol. Mas ele só ia ao oeste e não conseguia voltar. Então criou assim a Lua e as estrelas para iluminarem a noite. Assim o Sol ia até ao poente e não voltava e então vinha a Lua e as estrelas. Acabava a noite e o Sol voltava. O Sol sempre sorrindo ia e vinha. Um dia viu a Lua e ficou orgolhoso do que tinha feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!